Serviços de transporte na reforma tributária

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Transporte Rodoviário e Metroviário:

– **Regime:** Isenção total (alíquota zero)

– **Base legal:** Art. 152 do PLP

– **Restrições:** Vedada a apropriação de créditos nas aquisições pelo:

  – Fornecedor do serviço

  – Adquirente do serviço

Ferroviário e hidroviário

– **Alíquotas:** Redução a zero

– **Créditos:** Vedado o aproveitamento

Interestadual e intermunicipal

Características

– **Modais:** Rodoviário, ferroviário e hidroviário

– **Alíquota:** Redução de 40% sobre a alíquota padrão

– **Inovação:** Substituição do complexo cálculo anterior por redutor fixo

Aéreo regional

Características principais

– **Alíquota:** Redução de 40%

– **Abrangência:**

  – De passageiros

  – De carga (extensão do benefício)

Requisitos para rotas regulares

– Aeronaves certificadas de até 150 assentos

– Mínimo de três frequências semanais

De carga

Transportador autônomo

– **Benefício:** Crédito presumido para o adquirente

– **Requisitos:**

  – Transportador pessoa física não contribuinte do IBS e CBS

  – Ou inscrito como Microempreendedor Individual

– **Base legal:** Art. 164 do PLP

Objetivos das mudanças

1. Simplificação do sistema tributário

2. Manutenção de benefícios para transporte público

3. Incentivo ao regional

4. Proteção ao transportador autônomo

5. Desenvolvimento regional

Principais benefícios

Para o setor

– Maior simplicidade na apuração dos tributos

– Segurança jurídica

– Manutenção de incentivos importantes

Para os usuários

– Preservação da modicidade tarifária

– Manutenção da competitividade no transporte regional

– Estímulo à integração regional

Para transportadores autônomos

– Proteção da atividade

– Manutenção de benefícios fiscais

– Segurança jurídica

Considerações regionais

> A extensão do benefício para o transporte aéreo de carga é especialmente relevante para regiões onde o modal aéreo é a única alternativa viável de transporte.

Impactos esperados

– Redução da complexidade tributária

– Maior previsibilidade para o setor

– Manutenção da competitividade

– Estímulo ao desenvolvimento regional

– Proteção ao transporte público

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