A revisão tributária para distribuidora de bebidas gera inúmeros benefícios, pois as empresas arcam com uma elevada carga tributária. Além de todas as dificuldades enfrentadas para cumprir a legislação e manter em dia os pagamentos dos impostos.
Pensando nisso, a Tributo Devido desenvolveu esse com o intuito de explicar os benefícios de uma revisão tributária para empresa distribuidora de bebidas.
O que é a revisão tributária para distribuidora de bebidas?
A revisão tributária para distribuidora de bebidas é de grande importância por verificar a conformidade da empresa com a legislação tributária. Pois, consiste em uma análise detalhada de todos os impostos pagos pela empresa.
O objetivo dessa análise é identificar as oportunidades tributárias e os riscos com qualquer irregularidade que possa ter ocorrido. Desse modo, é um instrumento para encontrar formas legais de reduzir a carga de impostos e evitar o pagamento de multas e outras penalidades.
É importante que a revisão tributária seja realizada com regularidade, de preferência a cada seis meses. Isso porque garante a regularidade da parte tributária da empresa, além de não perder o prazo de recuperação de créditos tributários, que prescreve com 5 anos.
No caso de uma distribuidora de bebidas, é importante que o processo de revisão avalie minuciosamente o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Visto que existem diferenças de alíquotas entre os estados e a questão da substituição tributária.
Como é feita a revisão tributária?
Para que uma revisão tributária para distribuidora de bebidas possa ser realizada com eficiência, deve seguir os seguintes procedimentos:
1.º – Uma análise detalhada do regime de tributação da empresa;
2.º – Análise da carga tributária, dos registros contábeis e dos documentos fiscais;
3.º – Elaboração de um relatório de inconsistências, se for o caso;
4.º – Verificar a classificação fiscal envolvendo a classificação de mercadorias (NCMs);
5.º – Verificar as contas de resultado e de custos de produção;
6.º – Analisar a conciliação das declarações fiscais apresentadas pela companhia;
7.º – Verificar as formas adotadas para apuração dos tributos;
8.º – Fazer a identificação de créditos e débitos por nível de risco, bem como possíveis penalidades.
Benefícios para a distribuidora de bebidas de uma revisão tributária
A revisão tributária para distribuidora de bebidas gera inúmeros benefícios para a empresa. Principalmente, considerando o aumento nos ganhos, maior visibilidade e competitividade no mercado. Veja a seguir os principais benefícios:
1.º – A recuperação de créditos tributários, com base nas informações fornecidas pela revisão tributária;
2.º – Redução dos riscos com a fiscalização da Receita Federal, além da aplicação de multas, processos administrativos e execuções fiscais;
3.º – Identificação de benefícios fiscais que não estavam sendo aproveitados pela distribuidora de bebidas, aumentando a lucratividade do negócio;
4.º – Realizar a precificação das mercadorias com base em informações consistentes e em tempo real sobre o negócio;
5.º – Como existem pontos na legislação que geram dúvidas, desenvolver uma avaliação criteriosa como forma de prevenir contra riscos. Além de evitar o recolhimento de impostos desnecessariamente.
6.º – Otimização do recolhimento dos impostos e gestão eficiente dos gastos, gera uma melhoria substancial da gestão empresarial.
Portanto, a revisão tributária para distribuidora de bebidas é de grande importância para garantir a saúde financeira da empresa e evitar problemas com o fisco. Além de permitir melhor aproveitamento dos benefícios fiscais e aumento da lucratividade.
Contudo, como são muitos detalhes a serem analisados, é interessante contar com o apoio de uma empresa especializada na área. Se quiser mais informações, acesse o site da Tributo Devido.