Adições e exclusões: Do que se trata?
Compreender do que se trata os processos de adições e exclusões é muito importante, pois essas operações têm relação direta com a organização financeira de empresas que utilizam o Lucro Real como forma de tributação.
O artigo da Tributo Devido explica todos os detalhes sobre esse tema, em um guia para compreender o que são adições e exclusões, sobretudo para o regime de Lucro Real.
Adições e exclusões fazem parte dos ajustes realizados no lucro contábil para se chegar ao lucro tributável de uma companhia. Entende-se por lucro tributável a base de cálculo para se chegar ao percentual de contribuição devida a partir de impostos, como o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Já o Lucro Real se refere a um tipo de tributação em que o cálculo para pagamentos de IRPJ e CSLL é realizado com base no valor resultante do lucro menos as despesas da organização, ou seja, o lucro real da empresa com as devidas correções regulatórias. As adições e exclusões são a forma para se chegar ao lucro tributável de uma empresa, com base nos lucros e despesas.
Adições e exclusões para o Lucro Real: como funcionam?
A função das adições e exclusões é realizar o cálculo e controle dos lucros tributáveis da empresa, de modo a se chegar em resultados reais que permitam a declaração e pagamento devido de impostos.
Entende-se por adições os itens acrescentados aos lucros da empresa com o objetivo de se chegar ao lucro tributável. Incluem-se nas adições os juros sobre o capital próprio, as multas e os juros de mora recebidos, as reversões de provisões e as despesas não dedutíveis, como as multas fiscais e as doações a partidos políticos.
Em sentido contrário, as exclusões são os elementos retirados do lucro contábil de modo que se alcance o valor de lucro tributável. Pode-se citar como exemplo de exclusões as receitas não tributáveis, e os lucros e dividendos recebidos de outras empresas. Ou seja, embora adições e exclusões atuem de maneiras opostas, ambos os cálculos são necessários para que se possa encontrar o lucro tributável da empresa.
Quando utilizar adições e exclusões para o Lucro Real?
Como as adições e exclusões são cálculos para se chegar ao lucro tributável da empresa, é importante que sejam realizadas periodicamente, de preferência por uma equipe de contabilidade preparada para entender o fluxo de caixa da empresa, bem como os direitos e deveres perante a lei.
A Instrução Normativa nº 2.004/2021 dispõe de informações relevantes para a apresentação de informações fiscais de pessoas jurídicas, como o período para realização de declaração e arrecadação de tributos, os tipos de registros obrigatórios e as implicações pela não entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF).Você precisa de uma solução para organizar o fluxo de caixa da sua empresa? Conheça os serviços da Tributo Devido.