O planejamento tributário para varejista é uma ferramenta de extrema importância para este setor, principalmente por ter como objetivo reduzir a carga tributária da empresa. Nesse sentido, adota estratégias segundo a legislação tributária.
Para entender os detalhes desse planejamento para o comércio varejista, continue lendo esse artigo, preparado pela Tributo Devido, que explica os tipos desse plano, assim como os detalhes que devem ser observados para uma elaboração assertiva.
Para que serve o planejamento tributário para varejista?
De uma maneira simples, o planejamento tributário para varejista consiste em um instrumento contábil com a finalidade de reduzir a carga tributária. De fato, é importante destacar que todas as ações propostas estão conforme a legislação tributária.
Nesse sentido, este planejamento implica na realização de diversas atividades, tendo por base as informações contábeis e financeiras da empresa varejista. Veja a seguir:
1º Analisar detalhadamente os regimes tributários, fazendo uma avaliação de qual deles é mais adequado para o comércio varejista;
2º Identificar quais os benefícios e isenções fiscais podem ser aproveitados no varejo, gerando economia no pagamento de impostos;
3º Realizar uma revisão fiscal com o intuito de realizar a recuperação dos créditos tributários, devido a pagamentos indevidos ou a maior de impostos nos últimos cinco anos;
4º Analisar as tributações da empresa varejista para encontrar formas legais de reduzir os gastos, como estender o prazo de pagamento de benefícios fiscais de diferimento;
Quais são os tipos de planejamento tributário para varejista?
Uma das grandes vantagens do planejamento tributário para varejista é ser uma ferramenta adaptável para a estrutura de cada negócio. Pois, existem diferentes tipos de análises e gestão de tributos que podem ser desenvolvidas nesse plano.
Desse modo, o planejamento tributário pode ser desenvolvido tendo como parâmetros uma das seguintes alternativas:
1º Estratégico: este tipo está voltado para realização de mudanças estratégicas, tais como: localização geográfica, estrutura de capital, terceirização, mão de obra, dentre outros;
2º Operacional: está ligado com os processos existentes estabelecidos por normas ou por costume dos colaboradores;
3º Preventivo: visa a execução do planejado, ou seja, deve ser desenvolvido segundo as orientações das obrigações principais e acessórias. De fato, o intuito é evitar as falhas;
4º Corretivo: é específico para desenvolver a correção de anomalias e problemas na gestão tributária da empresa varejista;
5º Especial: trata de eventos especiais, tais como: abertura de filiais, lançamento de novos produtos.
Detalhes do planejamento tributário para o comércio varejista
Certamente, um planejamento tributário para varejista deve ser assertivo para gerar os resultados esperados e impulsionar o crescimento do negócio. Desse modo, alguns detalhes são importantes de serem observados, que são os seguintes:
1. Busque a ajuda de uma empresa especializada na área para elaborar o planejamento tributário do seu negócio. Pois, é o profissional qualificado para lidar com as questões tributárias do mundo dos negócios;
2. Para um bom planejamento tributário é essencial dispor das informações financeiras e contábeis para análise e avaliação da empresa especializada. Desse modo, terá como entender a estrutura financeira da empresa e suas necessidades;
3. Avalie juntamente com a empresa especializada as possíveis simulações do seu negócio varejista enquadrado nos três regimes tributários: Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real.
Portanto, a elaboração de um planejamento tributário para varejista requer o trabalho conjunto com uma empresa especializada nas áreas financeira e contábil. Visto que a eficiência desse plano depende de amplos conhecimentos da legislação tributária. Se ficou interessado no assunto e deseja mais informações, acesse o site da Tributo Devido e veja tudo que temos para oferecer para a sua empresa.